Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

sábado, 28 de agosto de 2010

7a Aula de Máquinas Elétricas CA





Bom dia alunos, 

Na última aula explicamos de forma básica os termos, métodos e formas de bobinagem de estatores das máquinas CA. Os enrolamentos de rotores de máquinas de indução de rotor bobinado seguem as mesmas técnicas junto aos rotores de máquinas síncronas, exceto as de pólos salientes onde o bobinamento do rotor é concêntrico, com bobinas ou barras de cobre nú isoladas entre si por lâminas de mica.

Explicamos que os tipos mais comuns de enrolamentos são o meio-imbricado (imbricado com 1 lado de bobina por ranhura), imbricado (2 lados de bobina por ranhura), ondulado e em espiral. O imbricado e ondulado, por sua vez, podem ser enrolados de forma progressiva ou regressiva.

Definimos termos comuns ao enrolamento de motores:

- Passo da bobina: Distância entre um lado de bobina ao outro lado da mesma bobina(Y=n° de ranhuras / n° de pólos);
- Passo do enrolamento: Distância relativa ao mesmo lado de duas bobinas consecutivas, símbolo y; 

- Passo traseiro: Mesma definição do passo do enrolamento, só que leva em conta o número de lados de bobina por ranhura (y1=n° de lados de bobina / n° de pólos);
- Passo dianteiro: Distância entre o lado final da bobina anterior e o lado inicial da bobina posterior, lados que conectam duas bobinas (se progressivo y1-y2=2, se regressivo y2-y1=2); 
- Passo Polar: Distância entre dois eixos de pólos consecutivos

Obs: Quando o passo da bobina é igual ao passo polar, temos enrolamento de passo total ou pleno e a força eletromotriz induzida nesse tipo de enrolamento é maxima; Se os passos da bobina e polar forem desiguais, o enrolamento é dito de passo fracionário. 

Explicamos de forma simplificada um esquema de bobinagem de motor de indução capaz de operar a várias tensões e concluímos com o enrolamento de um motor Dahlander, capaz de operar a várias velocidades, dependendo do esquema de ligação efetuado nos bornes da caixa de ligação do motor.

As figuras do esquema de bobinagem estão na apresentação de slides (disponível na postagem Máquinas CA: Download de slides e arquivos de apoio...)

Terminamos a Unidade 2!
Até a próxima aula!

Att.
Emannuel J. Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.