Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

terça-feira, 17 de agosto de 2010

4a Aula de Máquinas Elétricas CA


Prezados alunos,

Nesta aula explicamos com maiores detalhes a atividade que deverá ser desenvolvida como 1a nota - Trabalhando com a máquina linear. Estabelecemos um prazo de duas semanas para desenvolvimento do trabalho e envio ao professor por e-mail (até 30/08/10 para o e-mail: emannuel.fernandesARROBAgmail.com).

Continuamos a aula com a apresentação de dois vídeos, abaixo.




Um deles descreve a construção de um motor de indução trifásico desde a colocação dos enrolamentos nas ranhuras do estator, as aletas isolantes entre bobinas, também entre bobinas e carcaça, detalha a soldagem dos enrolamentos em estrela, mostra o banho do estator em verniz isolante e sua posterior secagem na estufa. Apresenta uma das formas de balancear o rotor para evitar ruído e desgaste prematuro da máquina, mostra o eixo e seu encaixe nos rolamentos seguindo pela colocação do ventilador traseiro e posterior fechamento das tampas do motor.

O outro vídeo foi utilizado para percebermos de forma visual como ocorre a formação do campo magnético girante no estator da máquina. Ao ligar o motor na rede elétrica, as correntes que percorrem os enrolamentos do estator, defasadas no tempo em 120°, produzem campos magnéticos em bobinas que também estão defasadas mecanicamente devido ao seu enrolamento ao redor do estator. Os picos de corrente em sequência no tempo criam picos de campo magnético em sequência no tempo defasados mecanicamente no estator. A medida que as senóides das correntes prosseguem em seus ciclos o campo magnético seguem em movimento de giro, invertendo a polaridade do campo quando as correntes atingem seus semiciclos negativos. O vídeo ilustra esse campo magnético girante.

Continuamos a aula falando do alternador mais simples: apenas uma espira girando na presença de um campo magnético. A tensão induzida nessa espira tem o comportamento senoidal. Mostramos que essa tensão induzida pode ser coletada para alimentar cargas com o uso de anéis deslizantes e escovas de carbono ligadas as duas extremidades da espira.

Falamos brevemente dos dois tipos de geradores em sua forma de construção:

a) Indutor fixo (estator) e induzido móvel (armadura no rotor) --> para geradores de pequena potência devido as dificuldades de isolamento de bobinas (de alta corrente e tensão) em meio a forças mecânicas de giro.

b) Indutor móvel (rotor) e induzido fixo (armadura no estator) --> para geradores de maior potência, pois bobinas fixas são melhores de isolar e garantir o isolamento por mais tempo.

Até a próxima aula.
Obs: Quarta-feira agora, dia 18 de agosto, terá aula!!!

Emannuel J. Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.