Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
Benjamin Bloom e seus colegas criaram uma divisão de objetivos educacionais em 3 partes:
- cognitiva: objetivos que enfatizam relembrar ou reporduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essecial, então reorganizar o material ou combinar ideiais, métodos ou procedimentos previamente aprendidos
- afetiva: objetivos que enfatizam o sentimento, emoção ou grau de aceitação ou rejeição. Tais objetivos são expressos como interesses, atitudes ou valores
- psicomotora: objetivos que enfatizam alguma habilidade muscular ou motora
O domínio cognitivo é dentre estes três, o mais frequentemente usado e, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, os seis níveis do domínio cognitivo são:
Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural.
Os processos caracterizados pela taxonomia devem representar resultados de aprendizagem, ou seja, cada categoria taxonômica representa o que o indivíduo aprende, não aquilo que ele já sabe, assimilado do seu contexto familiar ou cultural.
Os processos são cumulativos, uma categoria cognitiva depende da anterior e, por sua vez, dá suporte à seguinte.
As referidas categorias são organizadas num gradiente em termos de complexidade dos processos mentais.
A tabela seguinte ilustra a taxonomia de Bloom. A primeira coluna mostra os objetivos de aprendizagem relacionados por Bloom. A segunda coluna indica os processos para atingí-los e a terceira os resultantes da aprendizagem.
conhecimento
| definir reconhecer recitar identificar rotular compreender examinar mostrar coletar listar | rótulos nomes fatos definições conceitos |
compreensão
| traduzir interpretar explicar descrever Resumir demonstrar | argumento explicação descrição resumo |
aplicação
| aplicar solucionar experimentar demonstrar construir mostrar fazer ilustrar registrar | diagrama ilustração coleção mapa jogo ou quebra-cabeças modelo relato fotografia lição |
análise
| conectar relacionar diferenciar classificar arranjar, estruturar agrupar interpretar organizar categorizar retirar comparar dissecar investigar | gráfico questionário categoria levantamento tabela delineamento diagrama conclusão lista plano resumo |
síntese
| projetar reprojetar combinar consolidar agregaro compor formular hipótese construir traduzir imaginar inventar criar inferir produzir predizer | poema projeto resumo de projeto fórmula invenção história solução máquina filme programa produto |
avaliação
| interpretar verificar julgar criticar decidir discutir verificar disputar escolher | opinião julgamento recomendação veredito conclusão avaliação investigação editorial |
Referência:
Rodrigues, José . - A taxonomia de objetivos educacionais - um manual para o usuário. Editora UNB, 2 edição 1994.
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