Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ser engenheiro eletricista é...


Engenheiro eletricista

Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um engenheiro eletricista?

O engenheiro eletricista é o profissional responsável pela geração, pela transmissão e pela distribuição de energia nos setores de hidrelétrica, subestações e termoelétrica. Além disso, é ele que executa tarefas de supervisão, coordenação e orientação aplicados ao campo da eletrônica e da eletrotécnica. Em relação a eletrônica, as atividades são ligadas à automação e controle, computação, microeletrônica, circuitos integrados e telecomunicações. Já na área da eletrotécnica, o engenheiro eletricista trabalha junto as hidrelétricas e indústrias, onde atua no desenvolvimento de equipamentos.

Quais as características necessárias para ser um engenheiro eletricista?

Para ser um profissional de engenharia elétrica é necessário ter facilidade de raciocínio em função dos princípios da mecânica e da física, e conhecimentos científicos. Além disso, é importante que o profissional apresente as seguintes características:
  • dedicação
  • responsabilidade
  • concentração
  • confiabilidade
  • gosto pela pesquisa e pelos estudos
  • interesse em projetar coisas
  • interesse pelas ciências
  • habilidade para trabalhar em equipe
  • habilidade numérica
  • capacidade de abstração
  • exatidão
  • meticulosidade
  • flexibilidade

Qual a formação necessária para ser um engenheiro eletricista?

Para tornar-se um profissional desta área é necessário ter diploma de curso superior em Engenharia Elétrica que tem duração média de cinco anos. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso. No exterior, a demanda por bons engenheiros elétricos é muito grande, por isso o domínio do inglês também é fundamental, já que o conhecimento dessa língua também é um pré-requisito nos cursos de pós-graduação e especializações da área.

Principais atividades

Entre as principais atividades dos engenheiros elétricos, estão:
  • projetar máquinas elétricas, equipamentos elétricos e eletrônicos, instalações elétricas
  • orientar a fabricação de produtos elétricos nas indústrias
  • colaborar na manutenção e na avaliação de equipamentos utilizados nas indústrias
  • cuidar do planejamento e da implementação de processos de automação industrial, executando tarefas que vão desde a criação de peças de um equipamento simples (telefone fixo ou forno microondas) até a elaboração e o desenvolvimento de uma complexa estrutura para automatizar a produção de uma fábrica
  • planejar, projetar, executar e implementar equipamentos eletrônicos

Áreas de atuação e especialidades

A área de atuação para este profissional é muito grande inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.
O engenheiro eletricista pode seguir alguma dessas especializações:
  • Sistemas de energia elétrica: estudos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; planejamento, confiabilidade, estabilidade e proteção de sistemas elétricos e utilização de técnicas computacionais aplicadas a sistemas de potência
  • Sistemas de eletrônica de potência: estudos de dispositivos eletrônicos de potência, acionamento de máquinas elétricas, controlo de motores, simulação digital de máquinas e conversores e cargas elétricas especiais
  • Sistemas de telecomunicações: estudos de sistemas de áudio e vídeo, antenas e propagação de ondas eletromagnéticas, microondas, telefonia analógica e digital, fibras ópticas, processamento analógico e digital de sinais, telecomunicações por satélite e redes de comunicações
  • Sistemas de computação: estudos de sistemas operacionais para computadores, projeto e programação de sistemas digitais, redes digitais, computação gráfica e CAD, Ciência dos computadores e análise de sistemas computacionais
  • Sistemas de engenharia de controle e automação: estudos de controle de processos industriais por computador, controle óptico, sistemas inteligentes para automação industrial, robótica, inteligência artificial, controles adaptativos e não-lineares.

Mercado de trabalho

O engenheiro eletricista encontra as melhores oportunidades do mercado no setor de info-telecom, que mistura informática e telecomunicações. Nesta área o profissional trabalhará na integração da telefonia com os sistemas de rede para comunicação de dados via digital. Entre as áreas que mais crescem estão o desenvolvimento de programas para redes inteligentes de computador e a criação de sistemas abertos de transmissão de dados multimídia. Existem vagas também na área de infra-estrutura, na ampliação de redes de geração, distribuição e recepção de energia elétrica, nos sistemas de acionamento e controle de máquinas elétricas, no desenvolvimento de circuitos elétricos e na pesquisa de fontes alternativas de energia.

Curiosidades

A história da Engenharia Elétrica é mais antiga do que habitualmente se imagina. Pode-se dizer, com certa liberdade, que ela data de 1752, quando Benjamin Franklin (1706-1790) inventou o pára-raios, dando início ao aproveitamento da eletricidade pelo homem. Através de uma simples pipa que teve está grande idéia. Desde então, essa área evolui como poucas. Quase dois séculos depois da invenção de Franklin, surgiu a Eletrônica, em 1940, trazendo as válvulas eletrônicas a diodo e, depois, os transistores da década de 1950. Foi o ponto de partida para a era da tecnologia dos semicondutores e dos computadores. Hoje, a Engenharia Elétrica está presente, praticamente, na fabricação de todo produto manufaturado e dos que envolvem alta tecnologia.
Fonte: Vunesp

Vídeo engraçado abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.