Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

11a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, bom dia!

Nesta aula falamos um pouco sobre o gerador de indução duplamente alimentado, o DFIG.

É um gerador que opera com dupla alimentação: a alimentação da rede ao estator e a alimentação do rotor proveniente de um conversor de frequência abaixador. Ou seja, estator e rotor são alimentados com frequências diferentes. Observe a figura acima que traz um exemplo de circuito com gerador DFIG.
Portanto a velocidade síncrona do campo magnético girante do estator depende da frequencia da rede,  a velocidade do campo magnético girante do rotor depende da frequência do conversor de frequencia e pode ser controlada por este. A velocidade do rotor depende da velocidade do vento.
O controle da máquina é feito de tal maneira que para uma dada velocidade do vento que gira o rotor a uma dada velocidade, a frequencia da alimentação do rotor deve ser tal que a velocidade do campo girante do rotor mais a velocidade do rotor no mínimo se iguale à velocidade síncrona do campo do estator para ocorrer o intertravamento de pólos do campo do rotor e estator. Com uma sutil elevação da frequência do rotor temos a tendência que o campo magnético do rotor arraste o campo do estator convertendo a potência fornecida ao eixo em energia elétrica.

Complementamos a aula com a resolução de um exercício.

4 comentários:

Unknown disse...

Professor, eu estava resolvendo a lista e não consegui resolver a questão 11.
11) Como, na prática, podemos mudar a rotação de um MIT?

Unknown disse...

Quando a questão diz a potência no motor, sempre vai ser a potência na ponta do eixo, ou a potência de entrada?

Unknown disse...

Na questão 18) Um MIT de 5000hp, 6000V, 12 polos, de rotor bobinado, gira a velocidade de 594rpm. Encontre as perdas joule no rotor (aprox.) quando operando em carga nominal.

Eu tenho que não considerar as perdas aerodinâmicas e devido ao atrito no enrolamento??

Emannuel Fernandes disse...

Olá Iana, bom dia! Conforme conversado na aula de revisão, seguem respostas aos seus questionamentos:

11) Para mudarmos na prática a rotação de um MIT basta que invertamos duas de suas fases. Esse procedimento é suficiente para fazer com que o campo magnético girante do estator inverta seu sentido, o motor será freado magneticamente e apoós parar rotacionará em direção oposta a inicial.

A potência nominal de placa de um motor é a potência na ponta do eixo do mesmo, mas podemos ter a informação da potência de entrada através da leitura por instrumentos de tensão, corrente e fator de potência, visto que esse último varia com a carga aplicada ao motor.

18) Conforme conversamos, pode-se desprezar essas perdas, relativas a velocidade do rotor, e considerar que a Potência Mecânica recebida pelo rotor para giro seja aproximadamente igual a Potência Líquida na ponta do eixo.

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.