Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

terça-feira, 23 de novembro de 2010

23a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, bom dia!

Nessa aula encerramos o assunto de motores síncronos. Falamos sobre a propriedade do motor síncrono de poder gerar reativos mesmo consumindo potência ativa com garga na ponta do eixo. Vimos que o motor pode consumir reativos como expressão da potência ativa, abaixo:

Q = (sinø/cosø)P , onde ø é o angulo do fator de potência. Percebemos que quanto mais baixo o fator de potência (sendo capacitivo) maior a capacidade de fornecer reativos pelo motor simultaneamente a seu consumo de potência ativa para tracionar a carga.
  Falamos também das curvas-V do motor. Para cada valor de carga, em fator de potência unitário, temos o ponto mínimo da curva em um valor de excitação do rotor. Ao aumentarmos ou diminuirmos a excitação teremos um aumento da potência aparente devido ao consumo ou fornecimento de potência reativa, fazendo com que a curva apresente um formato de V, daí seu nome. Veja abaixo:

A aula seguiu com a resolução dos exercícios da lista abaixo.

http://www.4shared.com/document/1giKY4Bg/Lista_aula_motor_sincrono.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.