Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

19a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, boa tarde!

Nessa aula percebemos que o circuito equivalente da máquina síncrona é bem diferente do circuito equivalente do MIT. No diagrama da máquina síncrona operando em regime temos apenas representadas as grandezas estatóricas da máquina visto que as grandezas do rotor não tem influência direta sobre o estator, exceto para a definição do nível da tensão gerada internamente no estator (E0), pois depende do valor do campo de excitação produzido no rotor. Portanto, indicar a tensão gerada no estator é o suficiente para representar o rotor no circuito equivalente da máquina síncrona em regime.

Temos então para o circuito equivalente do estator a tensão gerada em série com a resistência, que representa as perdas joule, e reatância indutiva, que representa a reação da armadura e a auto-indutância estatórica.
De posse do circuito equivalente podemos fazer análises de operação em regime (inclusive os diagramas fasoriais para qualque condição de carga em regime).

Por fim, pode-se também encontrar as características de regulação de tensão do gerador, que representa a variação da tensão terminal desde a condição em vazio até a plena carga tomando como referência a tensão de plena carga.

O resumo da aula encontra-se para download abaixo.

http://www.4shared.com/document/2RtX50Fi/aula2.html

Att.
Emannuel Julião Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário

 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.