Olá turma, boa tarde!
Nessa aula tratamos sobre as características dos motores síncronos, vimos diversas características desse tipo de motor, dentre elas:
- Velocidade constante independente da carga na ponta do eixo.
- Giro do rotor na velocidade síncrona.
- Geralmente utilizados na indústria pesada devido a seu grande porte, intervalo de potência na faixa de 200 a 20000hp em velocidades de 150 a 1800rpm.
- Construtivamente são idênticos aos geradores síncronos de pólos salientes.
- Não partem sozinhos, necessitando de motor auxiliar ou gaiola de esquilo para gerar o torque de partida.
- Tem seu rotor ligado à excitação cc apenas quando o mesmo alcança velocidade superior a 90% da velocidade síncrona.
- Nesse momento, ao ligarmos o rotor, um poderoso torque de alinhamento de pólos acopla os pólos opostos do campo magnético girante e rotor. Tal torque é conhecido como torque de pull-in.
- Ao aplicarmos carga ao motor um ângulo mecânico α de separação entre esses pólos aparece. Quanto maior a carga, maior o ângulo mecânico de separação. O máximo torque capaz de ser suportado pelo motor sem o desacoplamento magnético dos pólos estator-rotor do mesmo é chamado de torque de pull-out.
- Devido a esse angulo mecânico de atraso entre pólos, ocorre um atraso entre a tensão induzida pelo rotor e a tensão terminal da máquina ditada pela rede.Esse ângulo elétrico de atraso é denominado angulo de torque ou ângulo de carga δ.
- A fórmula de potência líquida do motor é a mesma de potência líquida gerada pelo gerador síncrono (obs: p/ pólos lisos).
P = E0.E.senδ / Xs
Discutimos, dentre outros assuntos os pontos citados. A nota de aula encontra-se para download abaixo.
http://www.4shared.com/document/cjSx827O/motor_sincrono1.html
Até a próxima aula.
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