Sejam bem vindos!

Este site é feito para auxiliar nas disciplinas ministradas por mim.
Meu Youtube

terça-feira, 30 de novembro de 2010

25a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, bom dia!

Nesta aula tratamos de explicar de maneira geral os tipos e características dos motores de indução monofásicos.
Falamos dos motores de fase dividida, o de fase dividida com capacitor de partida e o de fase dividida com capacitor permanente.
Explicamos que tais motores, com alimentação apenas no enrolamento principal do estator não tem condições de partir de forma autônoma. Para isso, temos a utilização de um enrolamento auxiliar, também chamado de enrolamento de partida.
Vale ressaltar que dentre outras coisas os dois primeiros motores supracitados apresentam uma chave centrífuga que interrompe a alimentação do enrolamento auxiliar após o mesmo partir.
Explicamos que o capacitor serve para diminuir a corrente de partida e/ou regime e melhora o fator de potência do motor, pois os motores monofásicos apresentam geralmente fator de potência baixo e, por serem de induçao, apresentam baixo rendimento.

Em breve postarei essa nossa última nota de aula.
Até a prova.
Emannuel J. Fernandes

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trabalho de máquinas síncronas

Olá turma, bom dia!

Primeiramente faça o download do programa no link a seguir:


O programa se refere a análise de um gerador síncrono conectado a um barramento infinito.
Na tela do programa ajuste a excitação do gerador para 95 ampères e a potência mecânica entregue para a rede em 10000kW. 

O objetivo do trabalho é extrair o comportamento do gerador explicando como e porque a potência reativa varia. As explicações devem se basear na análise fasorial disponível no programa. (Observe como os fasores variam ao alterar a corrente de excitação, aumento e diminuição, e simultaneamente observe o comportamento do fluxo de potência reativa)



Att.
Emannuel J. Fernandes

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

24a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, bom dia!

Nessa aula fizemos um estudo dirigido em forma de problema (uma prova que saiu pela culatra xp) sobre manutenção de motores síncronos. A atividade exigiu conhecimento de motores síncronos, raciocínio e capacidade investigativa para associar a anomalia com as possíveis causas e a ação corretiva.

Abaixo segue o gabarito e o manual weg de onde o exercício foi tirado:


Link para download do manual do motor síncrono da WEG:

http://www.4shared.com/document/8jtf-zsz/WEG-motores-sincronos-com-esco.html

Att.
Emannuel J. Fernandes

terça-feira, 23 de novembro de 2010

23a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, bom dia!

Nessa aula encerramos o assunto de motores síncronos. Falamos sobre a propriedade do motor síncrono de poder gerar reativos mesmo consumindo potência ativa com garga na ponta do eixo. Vimos que o motor pode consumir reativos como expressão da potência ativa, abaixo:

Q = (sinø/cosø)P , onde ø é o angulo do fator de potência. Percebemos que quanto mais baixo o fator de potência (sendo capacitivo) maior a capacidade de fornecer reativos pelo motor simultaneamente a seu consumo de potência ativa para tracionar a carga.
  Falamos também das curvas-V do motor. Para cada valor de carga, em fator de potência unitário, temos o ponto mínimo da curva em um valor de excitação do rotor. Ao aumentarmos ou diminuirmos a excitação teremos um aumento da potência aparente devido ao consumo ou fornecimento de potência reativa, fazendo com que a curva apresente um formato de V, daí seu nome. Veja abaixo:

A aula seguiu com a resolução dos exercícios da lista abaixo.

http://www.4shared.com/document/1giKY4Bg/Lista_aula_motor_sincrono.html

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

22a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá turma, boa tarde!

Nessa aula tratamos sobre as características dos motores síncronos, vimos diversas características desse tipo de motor, dentre elas:

- Velocidade constante independente da carga na ponta do eixo.
- Giro do rotor na velocidade síncrona.
- Geralmente utilizados na indústria pesada devido a seu grande porte, intervalo de potência na faixa de 200 a 20000hp em velocidades de 150 a 1800rpm.
- Construtivamente são idênticos aos geradores síncronos de pólos salientes.
- Não partem sozinhos, necessitando de motor auxiliar ou gaiola de esquilo para gerar o torque de partida.
- Tem seu rotor ligado à excitação cc apenas quando o mesmo alcança velocidade superior a 90% da velocidade síncrona.
- Nesse momento, ao ligarmos o rotor, um poderoso torque de alinhamento de pólos acopla os pólos opostos do campo magnético girante e rotor. Tal torque é conhecido como torque de pull-in.
- Ao aplicarmos carga ao motor um ângulo mecânico α de separação entre esses pólos aparece. Quanto maior a carga, maior o ângulo mecânico de separação. O máximo torque capaz de ser suportado pelo motor sem o desacoplamento magnético dos pólos estator-rotor do mesmo é chamado de torque de pull-out.
- Devido a esse angulo mecânico de atraso entre pólos, ocorre um atraso entre a tensão induzida pelo rotor e a tensão terminal da máquina ditada pela rede.Esse ângulo elétrico de atraso é denominado angulo de torque ou ângulo de carga δ.
- A fórmula de potência líquida do motor é a mesma de potência líquida gerada pelo gerador síncrono (obs: p/ pólos lisos).
P = E0.E.senδ / Xs
Discutimos, dentre outros assuntos os pontos citados. A nota de aula encontra-se para download abaixo.
http://www.4shared.com/document/cjSx827O/motor_sincrono1.html 

 Até a próxima aula.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prova sobre geradores síncronos

Olá Turma, boa tarde!

Gostei do comprometimento de toda a turma em nossa última avaliação, percebi que todos aprenderam bastante e puderam discutir temas relevantes sobre o estudo de geradores síncronos.

Creio que alguns objetivos foram alcançados nessa atividade: (i) A capacidade de articular respostas em equipe, (ii) A compreensão de textos em inglês sendo incentivada, (iii) A capacidade de analisar e interpretar gráficos sendo testada, e (iv) O aprendizado através do interesse sendo o ponto fundamental destacado nessa avaliação. Pudemos ver que quando vocês se interessam, realmente são capazes de aprender qualquer coisa, então, o que necessitamos é de apenas motivação.

Descubram como se auto-motivarem para o estudo e serão bons no que quiserem aprender.

Att.
Emannuel J. Fernandes

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lista de exercícios sobre geradores síncronos

Prezados alunos, bom dia!

Segue abaixo para download a lista de exercícios sobre a unidade VI - geradores síncronos.

http://www.4shared.com/document/WdmqCvXq/Lista_aula_22.html

Att.
Emannuel J. Fernandes

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

21a Aula de Máquinas Elétricas CA

Olá Turma, bom dia!

Concluímos o assunto de geradores síncronos tratando de sincronização, operação do gerador em barramento infinito (tensão terminal e frequencia contantes) com análise fasorial do controle de excitação da máquina para variar o fator de potência do gerador e disponibilização de potência reativa, e análise fasorial do controle de velocidade da turbina para variar a produção de potência ativa.
Terminamos com a equação que rege a transferência de potência ativa do gerador e explicitamos o angulo elétrico de torque e o angulo mecânico de carga.

A nota dessa aula encontra-se para download abaixo. Estudem para a prova e para que tenham dúvidas na aula de revisão que ocorrerá na próxima segunda-feira.

Nota de aula 3 de Geradores Síncronos
http://www.4shared.com/document/RvmwEZLX/aula3.html

Até lá.
Att.
Emannuel J. Fernandes

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

20a Aula de Máquinas Elétricas CA


Olá turma, bom dia!

Parte da aula de hoje está disponível através do vídeo abaixo, onde falaremos de excitação do gerador síncrono.

OBS: O VIDEO DEU MAIS DE 150MB E NÃO PODE SER POSTADO NO 4SHARED, E COMO O TEMPO DELE É DE MAIS DE 15 MINUTOS O YOUTUBE NÃO ACEITA.

Estarei regravando e reeditando o vídeo e em seguida postarei nesse tópico.

Att.
Emannuel J. Fernandes
 
PROF. EMANNUEL FERNANDES, MS. Design by Wpthemedesigner. Converted To Blogger Template By Anshul Tested by Blogger Templates.